topbella

31 de janeiro de 2012

2.1.6 JUSTIFICATIVA


Na justificativa se faz uma narração sucinta, porém completa, dos aspectos de ordem teórica e prática que se fazem necessários para a realização da pesquisa (FACHIN, 2001, p. 113), na qual se responde ao questionamento do "Por quê" da pesquisa. Para Lakatos e Marconi (1986, p. 103), a justificatica deve enfatizar:
- o estágio em que se encontra a teoria que diz respeito ao tema;
- as contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer;
- clarificação da teoria;
- resolução de pontos obscuros;
- importância do tema do ponto de vista geral;
- importância do tema para casos particulares em questão;
- possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abarcada pelo tema proposto;
- descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares;
- especificação para aplicações a casos particulares.


2.1.5.1 Objetivo Geral



            Identifica de forma abrangente a proposta pela qual se busca a solução do problema proposto. Deve iniciar com verbos no infinitivo, como por exemplo: estudar, analisar, identificar, verificar e elaborar.

23 de janeiro de 2012

2.1.5 OBJETIVOS



Para Fachin (2001), os objetivos identificam aquilo que se pretende conhecer, ou medir, ou provar no decorrer da investigação. Os objetivos se dividem em objetivo geral e objetivos específicos.

18 de janeiro de 2012

2.1.4 HIPÓTESES



          Hipótese é uma explicação ou causa plausível de um fato real (FOULQUIÉ, 1962, p. 101), nesse sentido, podenra Köche (1997, p.108) que a "hipótese representada a explicação, condição ou princípio, na forma de uma proposição declarada, a respeito de um determinado fenômeno ou problema". Percebe-se dessa maneira, a importância da colocação da formulação de um problema em pesquisa. Pois, como afirmam Lakatos e Marconi (1989) a hip´ptese atende a uma resposta provisória, provável e suposta ao problema formulado.
         
As hipóteses devem ser formuladas de maneira simples, sem rodeios ou alta retórica, indo direto ao assunto, podendo estas, serem elaboradas de forma afirmativa, negativa ou no condicional, para a facilitar a identificação das variáveis.

4 de janeiro de 2012

2.1.3 PROBLEMA DE PESQUISA / PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA / FORMULAÃO DO PROBLEMA



          A formulação do problema se prende ao tema proposto: ela esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio da pesquisa (LAKATOS e MARCONI, 1989, p.103). Para Köche, (1997, p. 106), a ciência está interessada em descobrir a relação existente entre os fatos, situações, acontecimentos, fenômenos ou coisas. A falta de conhecimento sobre essas relações é o problema a ser pesquisado. Pode-se dizer que a dificuldade ou dificuldades enfrentadas pelos cientistas no mundo real na busca de soluçoes é que originam os problemas para a pesquisa.

          Os problemas científicos podem ser elaborados a partir de uma ou várias perguntas ditas científicas, ou seja, que apresentem várias rerspostas, como de enunciado: Em que condições tais problemas podem ser solucionados? Quais os fatores que interferem na busca da solução de determinado? De que maneira pode-se solucionar tla problema? O importante nessas questões científicas é que não se resguardam a simplesmente responder "sim" ou "não", pois, se assim o forem, não serão consideradas como perguntas científicas, portanto uma pergunta científica refere-se a uma série de respostas, ampliando dessa forma, o conhecimento científico.
O problema, relacionado ao assunto a ser pesquisado, deve seer bem formulado, para que todo o processo de pesquisa caminhe para a obtenção da solução do problema.

3 de janeiro de 2012

2.1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA



Para Lakatos e Marconi (1989, p. 102), "o processo de delimitação do tema só é dado por concluído quando se faz a limitação geográfica, espacial e temporal do mesmo, com vistas na realização da pesquisa". A delimitação do tema explicita seus limites, não sendo portanto, objeto de questionamento algo fora dessa circunscrição.

2 de janeiro de 2012

Desenvolvimento do Relatório do Estágio do curso Técnico em Informática!!!


2.1 TEMA
É o assunto que se deseja provar ou desenvolver (LAKATOS e MARCONI, 1989, p. 102). Observando deforma simplista, conforme relata Sá et al (1994) é umas das tarefas mais complexas em termos de projeto, pois a partir de sua definição, ocorre o desencadeamento de todo o processo de pesquisa. As fontes de origem de temas para projetos de pesquisa podem surgir de todas as ordens, relacionadas a fatos ou fenômenos observados na natureza, de cunho, pessoal, social ou econômico. Ao se referir ao tema escolhido, o pesquisador deve reportar, de uma forma ampla e abrangente, sobre o que trata a pesquisa.

Perfil

Minha foto
Aline Schoffen Pasternack
Ver meu perfil completo