topbella

20 de maio de 2011

10 truques para manter a pele bonita e saudável

1) Alimentação:
O cuidado com a pele começa de dentro para fora. Prefira uma dieta balanceada usando todos os grupos alimentares. A ênfase maior é nas fibras. Coma verduras e frutas com casca, que melhoram o funcionamento do intestino, o que é meio caminho para uma pele bonita. Por outro lado, reduza gorduras, frituras, açúcares e carne vermelha.

2) Água:
Se você não repuser os líquidos dos quais a pele precisa para eliminar toxinas e detritos do organismo, não adianta nada enchê-la de cremes. Recomenda-se ingerir dois litros de água por dia, cerca de oito copos.

3) Vida saudável:
A pele é o espelho dos seus hábitos. Fazer exercícios não é bom apenas para perder gordurinhas incômodas. O esforço físico estimula o metabolismo do tecido e combate o estresse, outro grande vilão da saúde da sua pele, causador, inclusive, da acne.

4) Dormir:
Falando em estresse, nada melhor do que dormir para repor as energias. Uma boa noite de sono é um verdadeiro tônico para a pele, favorecendo a nutrição e a desintoxicação do organismo.

5) Nada de vícios:
Os males do cigarro para a pele são evidentes: pioram a oxigenação do tecido e, por conseqüência, agravam problemas como inflamação e ardência. Moderar as bebidas alcoólicas é outro grande favor que você faz para sua pele.

6) Proteção solar: Para a dermatologista Norma Porfírio, o sol provoca 80% das rugas. Por isso, não adianta torcer o nariz, você tem que usar filtro solar mesmo fora das praias. O conselho vale também para os ambientes fechados dos escritórios, porque muitas lâmpadas emitem raios ultravioleta.

7) Limpeza: A higienização da pele do rosto é diária, e necessária, pela manhã e à noite. Lave-a com sabonete neutro e água fria. A água quente resseca, pois retira a gordura protetora da pele. Depois, aplique uma loção tônica para equilibrar o pH. Nas peles oleosas e com acnes, o ideal é usar um adstringente.

8) Hidratação por fora: Não vá escolhendo o hidratante sem antes identificar o seu tipo de pele. Para isso, o melhor é ouvir um médico ou esteticista. Para quem tem peles oleosas, é proibido passar cremes. Deve-se optar por uma emulsão gel. À noite, reforce a hidratação com um nutritivo, produto que contém mais ativos.

9) Corpo: Hidrate todos os dias, com especial atenção para colo, cotovelos, joelhos, mãos e pés. Uma vez por mês, faça gomagem para remover as células mortas em uma clínica ou em casa, no próprio banho, usando um esfoliante com microesferas.

10) Revisão geral: Todo mês, procure um profissional para uma limpeza de pele que vai extrair cravos e espinhas que assombram seu rosto e aplicar máscaras calmantes. Se você não está podendo gastar muito uma boa dica é colocar no rosto gaze com chá gelado de camomila.

Dez mitos sobre cabelos...

As crendices populares ainda imperam quando o tema é cabelo. Talvez a mais conhecida delas seja a de que é preciso cortar mensalmente os cabelos para que eles cresçam fortes e sadios. O que é uma bobagem, pois a estrutura capilar não é planta e, podando-a ou não, ela se desenvolve a uma taxa média de 1cm por mês.

Por estas e outras, veja aqui os dez mitos mais populares. Se depois de lê-los você desejar agendar seus cortes para a lua cheia, vá em frente. Trata-se do legítimo hábito que não faz mal.

1. Cortar na lua cheia encorpa a cabeleira
Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel. O fato é que até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Há, sim, provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cabelo.

2. Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento
Temos, aqui, a idéia da poda de planta novamente. O fio cresce cerca de 1 cm por mês, cortando-o ou não. O cuidado apenas tem o objetivo de retirar as partes danificadas, como pontas duplas, deixando o conjunto mais saudável e harmônico. Mas não tem poder de acelerar o desenvolvimento.

3. Os cabelos se acostumam com os xampus
Você compra um xampu, usa-o por duas a quatro semanas e ele deixa de produzir o efeito inicial. Logo, seu cabelo se habituou com ele, certo? Errado. O fato é que os cabelos deixam de ficar limpos corretamente - e esta é a principal função do xampu -, quando o produto adquirido não é indicado para seu tipo de cabelo. O que se nota principalmente no couro cabeludo, cujas raízes vão ficando cada vez mais oleosas e os fios, opacos e sem vida. O desconforto leva as pessoas a uma busca incessante pelo xampu ideal. A boa nova é que hoje há produtos específicos para cada tipo de cabelo. Contudo, se você não está acertando na escolha, é sempre útil ouvir a opinião de um especialista, que pode ajudá-lo a identificar seu tipo de cabelo.

4. Água fria deixa o cabelo mais brilhante
Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas. Ainda mais agora, com a entrada do inverno, é recomendado optar por temperaturas mornas.

5. Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos
Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com xampu específico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo. Segundo a dermatologista Karla Saggioro, autora de Invista em Você - Respostas para Dúvidas que mais Afligem as Mulheres, da New York Publications, o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda.

6. Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento
"Muitas pessoas deixam o creme de tratamento por mais tempo do que o recomendado", adverte a dermatologista Adriana Villarinho, de São Paulo. O resultado é que a hidratação, em vez de embelezar as madeixas, pode deixá-las oleosas. Outro cuidado para evitar este problema é jamais aplicar o produto nas raízes, passando-o do terço do comprimento em direção às pontas.

7. Cem escovadelas à noite deixam os cabelos saudáveis
O hábito, que pode ser conferido em muitos filmes de época, de fato ativa a circulação no couro cabeludo. Mas é desaconselhado, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo.

8. Calvície é coisa de idoso
Segundo o dermatologista Otávio Macedo, autor de Segredos da Boa Pele - Preservação e Conservação, da Editora Senac, a calvície é mais intensa e mais rápida quando atinge homens jovens. Quanto mais precoce, mais depressa ela se instala. "Já a calvície num homem de 40 anos é mais lenta e, na maioria das vezes, não se estende por todo o couro cabeludo".

9. Fios brancos arrancados nascem em dobro
Se fosse verdade, seria fácil combater a calvície. Bedin explica que é natural que os fios brancos se destaquem na cabeleira. Isso acontece porque o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina - a substância que dá cor -, que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível.

10. A pontinha branca do fio é a raiz
Muitas pessoas fazem um drama quando notam fios caídos com o que julgam ser a raiz. Em primeiro lugar, é natural uma perda de até 100 fios diários - que passa praticamente despercebida. Em segundo, como qualquer organismo vivo, a estrutura capilar passa por fase de crescimento, repouso e morte. Quando o fio cai com a "raiz" - na verdade o bulbo -, significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo estará sendo substituído por outro.

Churrasco

Mais que uma refeição, o churrasco é um ritual de confraternização para os brasileiros. No Sul do Brasil originalmente era feito no fogo de chão. Isto é, a carne era assada num buraco feito no próprio terreno, com fogo em brasa.

Hoje em dia o churrasco é preparado em churrasqueiras, um lugar desenvolvido especialmente para o cozimento da carne. Cada assador possui seu segredo de sucesso para um churrasco saboroso. A carne mais desejada é a picanha, cozida ao ponto, apenas no sal grosso.

Fazer uma carne na brasa vira motivo para reunir família e amigos. Os homens tomam a frente no preparo do prato principal, e as mulheres contribuem com os acompanhamentos. A linguiça de carne de porco e o pão com alho são entradas muito apreciadas.

Depois, para servir com a carne, normalmente optamos pela salada de batatas, influência dos imigrantes alemães, junto com farofa, arroz e folhas diversas. Também não podem faltar as bebidas. Tanto a caipirinha como a cerveja caem muito bem em companhia de um bom churrasco, completando o ritual e animando a festa.
•Receita de churrasco:

Compre carvão especial para churrasco em qualquer supermercado.

Compre a carne a seu gosto, lembrando que a picanha é a preferida da maioria dos brasileiros. A medida para calcular a quantidade é 500 gramas por pessoa, se a carne for sem osso, e 700 gramas, se for com osso.

Limpe a carne. A limpeza é fundamental, pois é dela que depende em grande parte o sabor da carne. A quantidade de gordura não deve ser muita nem pouca, para deixar as fibras com sabor e maciez.

Passe sal grosso em toda a carne e reserve-a em um recipiente.

Despeje o carvão apenas de um lado da churrasqueira. Só depois que a brasa estiver firme e incandescente deve-se espalhá-lo por todo o local.

Existem diversas formas de acender o fogo. Alguns usam álcool com jornal, mas já há produtos específicos para essa função à venda nos supermercados. É o caso do Lumix, produto natural à base de cana-de-açúcar que, durante a queima, não gera gases tóxicos e não oferece risco de explosão.

Espete a carne. Existem espetos de diversos tamanhos para suportar diferentes tipos e cortes de carne. A posição correta é segurar o espeto com a mão direita paralelamente à mesa, enquanto se apoia a carne com a mão esquerda. Ao espetar a carne, o excesso de sal vai sair. Não se preocupe, é assim mesmo!

Depois do acender o fogo, é preciso esperar mais ou menos meia hora até colocar a carne, para esquentar a churrasqueira e não deixar que as chamas altas queimem a carne.

A distância entre a carne e o fogo deve ser de aproximadamente 30 centímetros para carne sem osso e 50 centímetros para carne com osso.

Iniciado o processo, o assador precisa estar sempre cuidando da churrasqueira. O espeto deve ser girado, para possibilitar o cozimento da carne em todos os lados da mesma forma. Quando isso acontece o sal grosso também vai caindo.

É muito importante evitar que a carne perca seu suco. Alguns gostam dela bem passada, outros nem tanto, mas a maciez da carne é fundamental.

Para retirar o excesso de sal e servir, segure o espeto no ar, ainda do lado de dentro da churrasqueira, e bata na carne com as costas da faca.

Sirva o churrasco! As carnes grandes podem ser cortadas direto no espeto e depois levadas de volta à churrasqueira para cozinhar melhor o seu interior. Já as carnes menores podem ser tiradas do espeto e servidas em pedaços. Observe as linhas da carne para fazer um corte correto. E bom proveito!

Chimarrão!

É uma bebida consumida apenas na região Sul do Brasil, em especial no Rio Grande do Sul. O chimarrão é um chá feito com mate amargo, sem açúcar, consumido em uma cuia. A tradição de beber chimarrão vem desde o início século XVI, quando espanhóis e portugueses passaram a explorar e colonizar a Argentina e o Sul do Brasil.

Os gaúchos despejam a erva no fundo da cuia e, de um lado, acrescentam água aquecida a uma temperatura de mais ou menos 65 graus.
Bebe-se o mate através de uma bomba de metal. É feita então uma espécie de “Roda de Chimarrão”, por onde a cuia circula de mão em mão.

Qualquer um pode entrar na roda para provar o mate, porém não é de bom tom sair no meio da roda, tomar somente a metade ou dispensar a bebida. O chimarrão é ótimo para desintoxicar o organismo e aquecer nos dias mais frios, tão comuns no Sul do Brasil.

Os Dez Mandamentos do Chimarrão

Cada vez mais gente vem tomando chimarrão no Rio Grande do Sul. A onda de valorização da música e do tradicionalismo do Rio Grande, iniciada com a criação da Califórnia da Canção Nativa, multiplicou-se através de mais de quarenta festivais do gênero e levou a gauchada a descobrir (ou redescobrir) o chimarrão, a bombacha, a alparagata e outras coisas da terra.

Se tu és dos que estão descobrindo agora o chimarrão, seja pelo motivo apontado, seja por se tratar de turista de passagem ou ainda por qualquer outro motivo, saibas que, ao lado da simplicidade desse costume e da informalidade que caracteriza a roda de chimarrão, existem certas regras, mandamentos, mesmo, que devem ser respeitados por todos. Vejamos, pois, aquelas coisas que ninguém tem o direito de fazer, sob pena de ver os tauras daqui empunhar lanças pela enésima vez na história e, talvez, antecipar o "dia seguinte".


1 - NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE
O gaúcho aprende desde piazito que e por que o chimarrão se chama também mate amargo ou, mais intimamente, amargo apenas. Mas, se tu és dos que vêm de outros pagos, mesmo sabendo poderás achar que é amargo demais e cometer o maior sacrilégio que alguém pode imaginar neste pedaço do Brasil: pedir açúcar. Pode-se pôr na água ervas exóticas, cana, frutas, cocaína, feldspato, dólar etc, mas jamais açúcar. O gaúcho pode ter todos os defeitos do mundo mas não merece ouvir um pedido desses. Portanto, tchê, se o chimarrão te parece amargo demais não hesites: pede uma Coca-Cola com canudinho. Tu vais te sentir bem melhor.


2 - NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO
Tu podes achar que é anti-higiênico pôr a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando do chimarrão. Repito: pede uma Coca-Cola com canudinho. O canudo é puro como água de sanga (pode haver coliformes fecais e estafilococos dentro da garrafa, não no canudo).


3 - NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS
Se todos estão chimarreando sem reclamar da temperatura da água, é porque ela é perfeitamente suportável por pessoas normais. Se tu não és uma pessoa normal, assume e não te fresqueies. Se, porém, te julgas perfeitamente igual às demais, faze o seguinte: vai para o Paraguai. Tu vais adorar o chimarrão de lá.


4 - NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE
Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Com o cachimbo da paz, cada um dá uma tragada e passa-o adiante. Já o chimarrão, não. Tu deves tomar toda a água servida, até ouvir o ronco de cuia vazia. A propósito, leia logo o mandamento seguinte.


5 - NÃO TE ENVERGONHES DO "RONCO" NO FIM DO MATE
Se, ao acabar o mate, sem querer fizeres a bomba "roncar", não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar mal-educado. Este negócio de chupar sem fazer barulho vale para Coca-Cola com canudinho, que tu podes até tomar com o dedinho levantado.


6 - NÃO MEXAS NA BOMBA
A bomba do chimarrão pode muito bem entupir, seja por culpa dela mesma, da erva ou de quem preparou o mate. Se isso acontecer, tens todo o direito de reclamar. Mas, por favor, não mexas na bomba. Fale com quem lhe ofereceu o mate ou com quem lhe passou a cuia. Mas não mexas na bomba, não mexas na bomba e, sobretudo, não mexas na bomba.


7- NÃO ALTERES A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO
Roda de chimarrão funciona como cavalo de leiteiro. A cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Para entrar na roda, qualquer hora serve mas, depois de entrar, espera sempre tua vez e não queiras favorecer ninguém, mesmo que seja a mais prendada prenda do Estado.


8 - NÃO "DURMAS" COM A CUIA NA MÃO
Tomar mate solito é um excelente meio de meditar sobre as coisas da vida. Tu mateias sem pressa, matutando, recordando... E, às vezes, te surpreende até imaginando que a cuia não é cuia mas o quente seio moreno daquela chinoca faceira que apareceu no baile do Gaudêncio... Agora, tomar chimarrão numa roda é mui diferente. Aí o fundamental não é meditar e sim integrar-se à roda. Numa roda de chimarrão, tu falas, discutes, ri, xingas, enfim, tu participas de uma comunidade em confraternização. Só que esta tua participaçâo não pode ser levada ao extremo de te fazer esquecer da cuia que está em tua mão. Fala quanto quiseres mas não esqueças de tomar teu mate, que a moçada tá esperando.


9 - NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O 1º MATE
Se tu julgas o dono da casa um grosso por preparar o chimarrão e tomar ele próprio o primeiro, saibas que grosso é tu. O pior mate é o primeiro e quem o toma está te prestando um favor.


10 - NÃO DIGAS QUE CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA
Pode até dar. Mas não vai ser tu, que pela primeira vez pegas na cuia, que irás dizer, com ar de entendido, que chimarrão é cancerígeno. Se aceitaste o mate que te ofereceram, toma e esquece o câncer. Se não der para esquecer, faze o seguinte: pede uma Coca-Cola com canudinho, que ela... etc, etc.

Significado das Horas Iguais

HORAS IGUAIS – Se você ainda não sabe, a nova onda da garotada agora é saber o significado das horas iguais, por exemplo, isso acontece quanto o número da hora é igual ao do minuto. Mas isso não passa de uma ficção ou lenda para que haja um clima entre jovens nestes determinados horários. Mas mesmo sem saber se isso funciona de verdade duvido que você nunca teve a curiosidade de saber o Significado das horas iguais e minutos?

01h01: Ele (a) te ama!
02h02: Beijos vão acontecer logo!.
03h03: Quem você ama estará junto de você.
04h04: Desencontros.
05h05: Encontrará o amado(a) em breve.
06h06: Vai ficar logo.
07h07: Ele(a) gosta de você.
08h08: Hoje uma pessoa pensou em você.
09h09: Ignora-te.
10h10: Junto a ti.
11h11: A pessoa que te ama está longe.
12h12: Alegrias estão por vir.
13h13: Namorarás.
14h14: Odeia-te.
15h15: Por ti choras.
16h16: Querem um beijo seu.
17h17: Ri de ti.
18h18: Sente saudades sua.
19h19: Terás quem tanto almeja.
20h20: Terás união no amor.
21h21: Verá quem desejas.
22h22: Estão falando mal de você.
23h23: Zombam de ti.
00h00: Faça um pedido.

17 de maio de 2011

Anos de Casados



1 - Bodas de Papel
2 - Bodas de Algodão
3 - Bodas de Trigo ou Couro
4 - Bodas de Flores e Frutas ou Cera
5 - Bodas de Madeira ou Ferro
6 - Bodas de Perfume ou Açúcar
7 - Bodas de Latão ou Lã
8 - Bodas de Papoula ou Barro
9 - Bodas de Cerâmica ou Vime
10 - Bodas de Estanho ou Zinco
11 - Bodas de Aço
12 - Bodas de Seda ou Ônix
13 - Bodas de Linho ou Renda
14 - Bodas de Marfim
15 - Bodas de Cristal
16 - Bodas de Safira ou Turmalina
17 - Bodas de Rosa
18 - Bodas de Turquesa
19 - Bodas de Cretone ou Água Marinha
20 - Bodas de Porcelana
21 - Bodas de Zircão
22 - Bodas de Louça
23 - Bodas de Palha
24 - Bodas de Opala
25 - Bodas de Prata
26 - Bodas de Alexandrita
27 - Bodas de Crisopázio
28 - Bodas de Hematita
29 - Bodas de Erva
30 - Bodas de Pérola
31 - Bodas de Nácar
32 - Bodas de Pinho
33 - Bodas de Crizo
34 - Bodas de Oliveira
35 - Bodas de Coral
36 - Bodas de Cedro
37 - Bodas de Aventurina
38 - Bodas de Carvalho
39 - Bodas de Mármore
40 - Bodas de Rubi ou Esmeralda
41 - Bodas de Seda
42 - Bodas de Prata Dourada
43 - Bodas de Azeriche
44 - Bodas de Carbonato
45 - Bodas de Platina ou Safira
46 - Bodas de Alabastro
47 - Bodas de Jaspe
48 - Bodas de Granito
49 - Bodas de Heliotrópio
50 - Bodas de Ouro
51 - Bodas de Bronze
52 - Bodas de Argila
53 - Bodas de Antimônio
54 - Bodas de Níquel
55 - Bodas de Ametista
56 - Bodas de Malaquita
57 - Bodas de Lápis Lazuli
58 - Bodas de Vidro
59 - Bodas de Cereja
60 - Bodas de Diamante ou Jade
61 - Bodas de Cobre
62 - Bodas de Telurita
63 - Bodas de Sândalo
64 - Bodas de Fabulita
65 - Bodas de Ferro ou Safira
66 - Bodas de Ébano
67 - Bodas de Neve
68 - Bodas de Chumbo
69 - Bodas de Mercúrio
70 - Bodas de Vinho
71 - Bodas de Zinco
72 - Bodas de Aveia
73 - Bodas de Manjerona
74 - Bodas de Macieira
75 - Bodas de Brilhante ou Alabastre
76 - Bodas de Cipestre
77 - Bodas de Alfazema
78 - Bodas de Benjoim
79 - Bodas de Café
80 - Bodas de Nogueira ou Carvalho
81 - Bodas de Cacau
82 - Bodas de Cravo
83 - Bodas de Begônia
84 - Bodas de Crisântemo
85 - Bodas de Girassol
86 - Bodas de Hortênsia
87 - Bodas de Nogueira
88 - Bodas de Pêra
89 - Bodas de Figueira
90 - Bodas de Álamo
91 - Bodas de Pinheiro
92 - Bodas de Salgueiro
93 - Bodas de Imbuia
94 - Bodas de Palmeira
95 - Bodas de Sândalo
96 - Bodas de Oliveira
97 - Bodas de Abeto
98 - Bodas de Pinheiro
99 - Bodas de Salgueiro
100 - Bodas de Jequitibá

10 de maio de 2011

Projeto do 3º Semestre

A coordenadora do curso Técnico em Infomática da SETREM, Maidi Terezinha Dalri, enviou o projeto do 3º Semestre para a turma do Jovem Aprendiz, no dia 7 de abril de 2011, segue o mesmo aí a baixo é só dar uma olhadinha do que nós temos que fazer em um semestre :D.



Tema: Desenvolvimento e implementação de uma solução desktop e web contemplando instalação e configuração de serviços de redes.

Delimitação do Tema: Estudo, análise e desenvolvimento de uma aplicação comercial voltada a atender as necessidades de uma empresa real ou fictícia com a apresentação da solução nas linguagens Delphi, Windev e PHP, com um módulo voltado para funcionamento na Internet. Definição da estrutura de hardware e redes necessária, instalação dos serviços de redes, documentação das atividades em relatório documentação em blog específico.

Objetivos Específicos:

· Definir uma solução para Desktop e uma solução para WEB, junto à empresa conveniada para ser desenvolvida no decorrer do projeto.

· Efetuar levantamento das necessidades de software de acordo com as expectativas da empresa ou solução proposta.

· Efetuar uma descrição textual de todos os quesitos que precisam ser contemplados e de como detalhadamente o sistema deve funcionar. (Definição do escopo do sistema, requisitos, lista de eventos, plano de ação e execução)

· A partir da descrição, elaborar a análise de um aplicativo.

· Documentar o processo de analise e elaboração de software.

· Apresentar ER completo (contemplando os atributos) e Dicionário de Dados.

· Apresentar a análise de requisitos.

· Efetuar a proposição de arquitetura de computadores e distribuição de rede a ser utilizada pela empresa, apresentando uma proposta de quantos e quais os configurações de computadores que a empresa irá adotar e qual a estrutura de rede que será utilizada, com os respectivos serviços.

· Analisar a estrutura de TI da empresa, redes e infra e propor o uso de servidores específicos para os serviços que a empresa irá utilizar em Linux e em Windows.

· Realizar o desenho da proposta da rede com o uso do VISIO.

· Conhecer e utilizar os recursos de máquina virtual.

· Realizar instalação de um servidor Windows, com as devidas configurações e serviços (IIS, AD, DHCP, DNS) e com os sistemas desenvolvidos na parte de sistemas.

· Realizar instalação de uma estação de trabalho Windows XP, Seven com acesso ao servidor Windows 2003 (2008/Seven).

· Vivenciar todas as etapas do desenvolvimento de um aplicativo desde a sua concepção, ao seu desenvolvimento e implementação em sistema de rede Linux.

· Realizar instalação de um servidor Linux, com apache e samba e as devidas aplicações correspondentes ao linux rodando corretamente.

· Entender e preocupar-se com o processo de segurança de informações e cópia de segurança (backup).

· Realizar instalação de uma estação de trabalho Windows XP com acesso ao servidor samba.

· Elaborar módulos de gerenciamento do site de notícias ou outros, como venda pelo site, definidos para web pelo grupo com o uso de PHP.

· Consumir alguma estrutura de WebService, que esteja hospedada dentro ou fora da instituição.

· Fazer o uso de tecnologias com AJAX em páginas Web.

· Montar layout para sistema web baseado em padrões de CSS.

· Elaborar módulos de gerenciamento do negócio via Internet, ou seja, possibilidade de trabalhar os cadastros e relatórios via net.

· Implementar rotinas de backup e segurança nos softwares desenvolvidos.

· Disponibilizar ferramentas de relacionamento com o cliente com base no histórico de compra ou no histórico de relacionamento com o cliente para as soluções web, por exemplo, se for sistema de locação qual o filme que locou...

· Elaborar site documentando o projeto realizado e a caminhada realizada ao longo do período letivo.

· Cumprir os critérios definidos por cada professor.

· Propor o uso de bancos de dados, conhecendo as suas vantagens e recursos disponíveis.

· Organizar biblioteca de funções genérica para os sistemas que são baseados em desenvolvimento Desktop.

· Trabalhar com conceitos prática de Programação Orientada a Objetos dentro das linguagens de desenvolvimento de sistemas Desktop.

· Elaborar relatórios e filtros para todos os sistemas desenvolvidos.

· Possibilitar a exportação de dados dos sistemas desenvolvidos para arquivos (TXT,HTML,PDF,RTF,XLS) ou outros formatos.

· Gerar formulário de dados estatísticos dentro do sistema desktop, com contagem de registro, agrupamentos, somatório de valores, rankemaneto de dados com a possibilidade de apresentação dos valores em gráficos.

· Elaborar um Vídeo Tutorial de demonstração, apresentado algumas funcionalidades, de um dos sistemas desenvolvidos Web ou Desktop.

· Apresentar o uso de recursos de filtros e outros recursos mais avançados em Windev e Delphi.

· Apresentar funcionalidades aplicadas em algum dos sistemas que não foram aprendidas em sala de aula e sim com estudo extracurricular.

· Elaborar o sistema definido em Delphi e Windev e nas soluções web em PHP.

· Elaborar controle orçamentário pessoal.

· Elaborar planilha de folha de pagamento automatizada em excel.

· Desenvolver sistema de análise gerencial contábil.

· Aplicar o sistema de análise na empresa conveniada

· Apresentar o estudo de um sistema ou sub sistema a empresa conveniada.

· Entender os conceitos contábeis e administrativos que envolvem uma empresa.

· Apresentar balanço patrimonial e DRE completos.

· Elaborar um vídeo de documentação do projeto.

· Elaborar um vídeo sobre um conteúdo técnico estudado ao longo do semestre (assunto não pode ser repetir entre os grupos).

· Assinar todos os vídeos produzidos com o logo da SETREM/CTI e o QRcode do Portal do Curso Técnico em Informática.

· Publicar os vídeos no Youtube.

· Documentar junto ao relatório todas as atividades desenvolvidas.

· Apresentar no capítulo 3 as etapas e o resultado do processo de análise do software.

· Realizar apresentação oral trabalho desenvolvido.

· Apresentar uma funcionalidade do sistema para uso com dispositivos móveis.

· Desafio: Desenvolver uma interface do site para acesso a dispositivos móveis... Exemplo: o próprio site ser redirecionado ou redimensionado conforme o dispositivo de visualização (seja um PC ou um Telefone SmartPhone) (Podem obter ajuda: thomascavalli_1@hotmail.com).

· Rever pendências do projeto que ficaram em relação a empresa dos semestres anteriores e trazer as mesmas fechadas para banca (Vídeos, livro, material gráfico, site...)



Justificativa: O Curso Técnico em Informática tem como principal objetivo preparar os profissionais para o mundo do trabalho. Assim sendo é essencial desenvolver atividades práticas que aproximem da realidade vivenciada nas empresas que utilizam a tecnologia no dia-a-dia. O estudo e proposição de soluções de hardware e redes é algo extremamente comum no dia a dia de profissionais da informática e por isso conhecer e saber estruturar projetos nessa área é muito importante. O linux cada vez mais esta presente também no mundo das empresas e portanto é necessário o conhecimento do mesmo e a possibilidade de direcionamento do uso de Linux ou Windows nas empresas, de acordo com necessidades, recursos e conhecimento tecnológico existente. A análise dos sistemas é o ponto de partida para a elaboração de qualquer software e trabalhada de forma conjunta sobre três enfoques: Delphi, Windev e Desenvolvimento Web, possibilita a integração dessas três ferramentas, bem como uma correta documentação e conhecimento por parte dos alunos envolvidos no processo de elaboração de software, de ER, de documentação e uso da linguagem SQL.

Metodologia: Serão formados grupos de no máximo três estudantes. Para tanto os estudantes precisarão definir a empresa e o sistema a ser trabalhado. O banco de dados implementado será utilizado nas três plataformas de desenvolvimento citadas abaixo Na área de desenvolvimento deverão desenvolver em: Windev, Delphi e Web

Na área de redes deverão instalar: Windows 2000/2003/2008 Server, Linux e Estações de Trabalho

O sucesso é construído à noite!

Durante o dia você faz o que todos fazem.

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.

Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo, pois ao contrário, acabará perdendo seu grande amor.

O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial.

Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.

Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.

Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.

Terá de planejar enquanto os outros permanecem à frente da televisão.

Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.

A realização de um sonho depende de dedicação.

Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica.

Mas toda mágica é ilusão. A ilusão não tira ninguém de onde está.

Ilusão é combustível de perdedores.

"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio.

Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."


Roberto Shinyashiki

Perfil

Minha foto
Aline Schoffen Pasternack
Ver meu perfil completo